Imagino que ao ler o título deste post você deve ter imaginado que existe uma fórmula mágica para montar a lista perfeita né. Gente, sinto dizer, mas infelizmente não existe, existe apenas o bom senso e algumas dicas que podem ser seguidas.

A Lista de Convidados é um item importantíssimo e deve ser definida logo no início do planejamento. É necessário saber o número de convidados para poder fazer os orçamentos de salão, buffet, doces, bebidas, bem casados, arranjo de mesa e lembrancinhas, que são os itens contratados de acordo com a quantidade de pessoas presentes no seu casamento.

Algumas questões são levantadas quando você começa a definir a lista, como por exemplo: devo chamar a prima de segundo grau da minha mãe? depende, aí é que entra o bom senso, qual é o seu orçamento, você possui um orçamento alto para convidar quantas pessoas quiser ou é mais restrito? se for mais restrito você pode optar por convidar apenas os parentes com quem você realmente tem contato constante, aqueles com quem você teve contato (mesmo que por telefone) durante o último ano e aqueles que podem estar distante mas que você ama incondicionalmente.

Hoje a maioria dos casamentos são pagos pelos noivos, e não mais pelos pais, então os convidados que tem prioridade na lista são os Seus convidados e se seus pais fizerem questão da presença de parentes e amigos deles que não tem nenhum significado para você, vale ter uma conversa franca com eles para expor a questão financeira e talvez propor que eles auxiliem financeiramente com o custo desses convidados.

Aí vocês podem me perguntar, mas não é chato fazer isso? chato é você chegar na data do seu casamento cheia de dívidas que vão te acompanhar nos primeiros meses da sua vida de casada, e isso não é legal. Nos primeiros meses de casada você ainda estará em Lua de Mel, é um momento tão gostoso e vocês precisam começar em paz, sem brigas por problemas financeiros. Seus pais vão entender essa situação com certeza, o melhor então é ter uma conversa franca.

Deve existir uma lista da noiva e outra do noivo, cada um deve relacionar os familiares a convidar, os amigos, vizinhos, colegas de trabalho e em uma lista a parte com os amigos em comum.

Coloque os nomes em ordem de prioridade, pode parecer horrível, mas é importante para no caso de uma super lotação, identificar quem será colocado na lista de espera.

Com a lista pronta dentro da quantidade financeiramente viável para o casal, e os demais na lista de espera, os serviços já podem ser contratados. Vale lembrar que é preciso manter-se firme em relação aos convidados para não deixar ultrapassar a quantidade contratada.

Após a entrega dos convites, caso alguns convidados não confirmem presença e já avisem que não poderão comparecer, aí você pode pegar a sua lista de espera e convidar outras pessoas que também são importantes para você.

Manter os pés no chão funciona, e para organizar um casamento, é um item indispensável para a sua felicidade futura.

Boa sorte com a sua lista!!!

Beijos
Carol

0 comentários:

Postar um comentário